Pilates Equipamentos – O que é, para que serve e quais são os principais exercícios

Pilates Equipamentos – O que é, para que serve e quais são os principais exercícios

Joseph Pilates, no decorrer de sua vida, criou não só o Método Pilates praticado atualmente em todo o mundo, mas também os equipamentos utilizados nele.

Claro que isso não é novidade para você, profissional de Pilates, mas o que eu gostaria de abordar aqui é a importância de conhecermos todos os equipamentos criados por Joseph.

Assim, reservamos este tópico para fazer uma descrição detalhada dos equipamentos de Pilates criados por Joseph Pilates. Confira!

1) Reformer – Dispensa apresentações, já que é equipamento mais utilizado por ser o principal. Ele trabalha com fluxo e propicia um trabalho completo e sem sobrecarga em nenhum grupo muscular.

2) Cadillac ou Trapézio – Joseph estava tão feliz quando desenvolveu este equipamento que resolveu lhe dar um nome de algo muito valorizado na época, que era o Cadillac, um carro que seria o sonho de consumo de qualquer um. Ele foi desenvolvido a partir da ideia de uma cama de hospital.

3) High Chair – Foi criada a partir da ideia de uma cadeira de rodas, onde foi colocado um pedal móvel, resistido por duas molas. Joseph dizia que a High Chair era o Reformer na vertical.

4) Arm Chair – Equipamento para trabalhar com ênfase nos membros superiores. O apoio nas costas mantêm a estabilidade da cintura escapular durante o movimento e a mobilidade do encosto da cadeira propicia o aumento ou não de dificuldade dos exercícios.

5) Wunda Chair – Para possibilitar novos movimentos do corpo de 21, Joseph tirou o encosto e as alças para tornar a cadeira mais desafiadora, deixando-a sem nenhum apoio para as mãos ou troncos. Pilates não deixou de usar nenhuma das cadeiras anteriores.

6) Ladder Barrel – Este equipamento foi criado a partir da observação de um antigo barril de cerveja. Os exercícios nesse aparelho promovem a extensão do tronco e a flexibilidade da musculatura dos membros inferiores.

7) Small Barrel e Spine Corrector – O que muda nesses equipamentos é a altura de cada um, o que possibilita um aumento do grau de dificuldade e também de variedade do exercício. Ele foi criado para trabalhar principalmente a flexibilidade da coluna e as articulações do quadril e dos ombros.

8) Wall Unit (também conhecido como Tower) – É a versão compacta do Cadillac, criada para ambientes menores e mais baixos. Nela pode-se realizar quase todos os exercícios do Cadillac, com exceção de alguns que utilizam as hastes superiores.

9) Guilhotina – Joseph pensou em um aparelho que as pessoas pudessem se exercitar em casa com o corpo de 21 e que não ocupasse muito espaço. Este aparelho tem o formato do batenta da porta e a intenção é acopla-la no vão desta. Muitos exercícios do Cadillac também podem ser realizados neste aparelho.

10) Ped o Pull (ou Pedipole) – Uma haste em forma de T, onde se realiza exercícios apenas em pé. Muito bom para finalizar a aula, pois é um equipamente instável propositalmente para que exija uma maior, estabilidade por parte do aluno, onde este deve contrair o Power House.

Deixe uma resposta