Corrida em Trilhas: qual tênis escolher?

Abrangendo um pouco mais os nossos horizontes, escolhemos um tema que vem ganhando adeptos: a Trail Running, ou corrida em trilhas. Assim como a corrida na rua, este segmento requer atenção para que os benefícios sejam maiores do que as dores e lesões tão comuns, sejam em atletas experientes ou iniciantes.

E como sabemos, a escolha do calçado certo pode evitar problemas futuros. Neste artigo tentaremos auxiliar você nesta escolha que requer tanto cuidado, ainda mais se tratando de corrida em trilhas.

Diferentemente da corrida de rua, corrida em trilhas possuem uma particularidade que influencia muito no tipo de tênis a ser usado: o terreno. A irregularidade do solo e a variação de aspectos como água, areia, lama, terra e pedras será o principal fator na escolha certa do calçado. Porém, não é só isso. Então iremos fazer um apanhado completo de todos os fatores para que você fique seguro e confortável durante o treino.

Calçados para trilhas são muito diferentes dos tênis para corrida em rua. Na rua conseguimos ter uma antecipação melhor de alguma irregularidade no terreno, por exemplo, e mesmo assim é algo muito raro. Em trilhas esta irregularidade é constante, a qualquer momento podemos topar o dedão do pé em uma pedra, sair de uma trilha de terra fofa e logo depois ter que atravessar um local com água.

Para isso existe uma infinidade de tênis que irão te apoiar. Basicamente os mizuno prophecy em trilhas e montanhas possuem características específicas:

O solado

Em calçados para trilhas o solado é feito, na maioria das vezes, em borracha adesiva e com design que irá oferecer a aderência correta para cada tipo de terreno. E essa aderência muitas vezes não deve ser apenas na parte de baixo da sola, mas também em suas laterais, pois muitas vezes essa aderência lateral irá proporcionar mais segurança na pisada em locais onde há maior irregularidade, onde muitas vezes poderemos usar a lateral dos pés para nos impulsionar. Por isso é comum achar que a sola do tênis para trilha é alta, quando na verdade esta lateral forma uma espécie de berço onde aninhamos nossos pés, gerando ainda uma proteção extra.

As ranhuras neste tipo de tênis também serão especiais, e não só pela aderência, mas também para evitar que pedras ou outros materiais se alojem entre elas, o que pode reduzir drasticamente a aderência do calçado e causar problemas durante o treino.

Ao contrário dos tênis para correr em rua, calçados para trilha possuem solados mais retos, sem muita curvatura entre o calcanhar e o ante-pé. Este fato oferece mais firmeza nas passadas em terrenos irregulares.

Com estes fatores já se pode notar que o tênis para corrida em trilhas não busca apenas aderência ao terreno, mas tão importante quanto, aqui se busca tração.

A entressola

Para quem corre em asfalto, a busca será sempre por amortecimento e resposta de impulso junto ao conforto. Estes fatos serão quase secundários em calçados para trilhas. Não são esquecidos, pois são também necessários. Mas o espaço maior aqui é a segurança do corredor. Justamente por este fato a entressola dos tênis para trilha possuem menos tecnologias do que o solado e o cabedal.

A entressola de um tênis para trilha é mais baixa e mais firme. Devido a irregularidade do solo, este fato traz segurança nas aterrissagens, ou seja, é muito mais fácil torcer o tornozelo quando há irregularidades e seu calçado tem uma entressola que te impulsiona quando deve te manter firme.

O Cabedal

Tão importante quanto a sola, o mizuno prophecy deve trazer em primeiro lugar a segurança. Calçados para este tipo de corrida são mais reforçados, muitas vezes em materiais pouco abrasivos. O cabedal deve favorecer a segurança dos pés, pois é uma questão de tempo um corredor de trilhas acabar com o dedão do pé topando em uma pedra.

O cabedal pode variar, pois dependerá muito do ambiente onde iremos utilizar o calçado. Manter a saúde dos pés é crucial, por isso devemos prestar atenção se o ambiente requer manter os pés aquecidos, ventilados ou secos. Para isso há cabedais impermeáveis, com malhas respiráveis ou com forros extras.

Dicas para escolher o seu tênis de trilha

Esta dica é importante para qualquer tipo de corrida. A primeira coisa que devemos saber é qual o nosso tipo de pisada. Neutra? Pronada? Supinada? É preciso identifica-la para que se possa escolher o tênis correto, pois para cada tipo de pisada haverá um calçado que dê o suporte necessário ao corredor. Aqui em nosso site já publicamos artigos que poderão auxiliar a identificar qual o seu tipo de pisada, confira. Claro que esta identificação idealmente deve ser feita por um profissional, procure seu ortopedista ou fisioterapeuta!

Outra dica é sempre comprar uma numeração maior do que a sua. Em trilhas os seus pés devem ter espaço dentro do calçado, pois devido à irregularidade do terreno o impacto dos seus dedos com o bico do tênis é muito maior. Por serem em sua maioria calçados pouco respiráveis, o uso de meias mais grossas é necessário para manter os pés secos, e quem corre sabe bem o quanto uma meia nos rouba espaço dentro do tênis. E por último, os pés devem ter espaço suficiente para incharem, fato muito mais comum em corredores de trilha. Mas fique atento, este espaço extra não pode fazer com que seus pés percam a firmeza e nem que seu calcanhar salte pra fora a cada pisada.

E o fator que definirá a escolha o seu tênis será o tipo de terreno a ser percorrido. Há sim calçados que se adaptam bem para que você enfrente vários terrenos com segurança. Por exemplo, seu calçado deve ter um solado que te dê aderência na terra, mas que seja leve o suficiente para que, caso você precise atravessar um córrego, o fato dele ter se encharcado não reduza o seu desempenho devido a alteração brusca de peso extra nos pés. Ou se você se sente bem com calçados um pouco mais pesados, procure um a prova d’água! O importante é que o seu tênis te dê segurança durante todo o percurso.

Esperamos que com estas dicas você se dê bem na escolha para o tipo de tênis perfeito para você! E, claro, não poderia faltar a nossa lista de indicações, confira:

Salomon XA Pro 3D

Este calçado para corredores em trilha de pisada neutra, possui tecnologias que darão o suporte necessário para que o seu treino seja seguro e com um ótimo desempenho. O Salomon XA Pro 3D possui o Contagripe, uma combinação de borrachas que garante tração para terrenos variados.

A tecnologia Sensifit atua na base dos pés, oferecendo um ajuste com precisão e segurança. E o 3D Advanced Chassis proporciona uma gestão precisa de energia para uma resposta com estabilidade e rendimento, além de oferecer um melhor controle de movimento para seu usuário. Seu cabedal é feito em tecido resistente, mas leve e respirável, com uma proteção extra para os dedos dos pés. Com o XA Pro 3D você estará pronto para qualquer terreno, pois este calçado oferece amortecimento suave, tração, aderência e estabilidade. O seu preço ainda não é tão acessível como gostaríamos, este Salomon pode ser adquirido por volta de R$699,99. Mas vale lembrar que esta marca é especialista em Trail e garante o que promete em seus calçados. Inclusive já fizemos a análise da excelente linha Salomon Speedcross.
Este Adidas da família Trail tem o cabedal em Air Mesh que garante uma boa respiração para os pés. Sua entressola é em EVA de dupla densidade que oferecem amortecimento suave. A sola em borracha do Kanadia 7 apresenta travas de tamanho ideal para proporcionar aderência e tração na medida certa. E de quebra este tênis tem sua parte inferior impermeável. Seu preço de lançamento foi em torno de R$299,99.