Como combater a menopausa

Uma vez que o tratamento para menopausa visa gerar qualidade de vida para a mulher, alguns especialistas tem se dedicado a encontrar métodos alternativos para tratar a mulher nesse período delicado. A boa alimentação é um dos caminhos que tem mostrado melhores resultados.

Especialistas recomendam ter uma dieta saudável desde a infância, no entanto é preciso prestar mais atenção no que se ingere a partir dos 30 anos, para que seja possível prevenir os sintomas da menopausa.

A fim de diminuir as ondas de calores, suor noturno e auxiliar na lubrificação vaginal, é recomendado consumir alimentos:

ricos em fibras,
lignana,
ômega 3 sementes de abóbora,
girassol,
gergelim,
ovos,
nozes,
repolho,
tomate,
soja,
linhaça,
couve-flor,
brócolis,
arroz integral,
avelãs e
aveia.
Para evitar a ansiedade consuma banana, abacate, verdura verde escura, chocolate amargo, oleaginosas, chá de erva cidreira, camomila, inhame, lentilha, frango e peixes como salmão e sardinha.

O cálcio tem um papel fundamental na prevenção da osteoporose e junto com o magnésio e a vitamina D é absorvido pelo organismo. Por isso é importante consumir leite, derivados do leite, amêndoas, levedura de cerveja, queijo de soja e sucos cítricos com vitamina C como acerola, laranja entre outros.

Lembre-se que o sol é importante para estimular a produção da vitamina D. É preciso apenas alguns minutos nos períodos recomendados por especialistas; antes das 10:00 da manhã e após as 16:00 da tarde.

Aproveitar o ar livre para fazer exercícios físicos leves ou moderados é outra forma de se prevenir ou tratar a menopausa. Quanto mais cedo, a mulher começar a se exercitar, melhores frutos de qualidade de vida ela colherá no futuro.

Caso não seja adepta ao estilo de vida, e precise começar a praticar atividades físicas após ter sido diagnosticada com a menopausa, especialistas indicam uma série de modalidades que trarão bem estar imediato.

As atividades em grupo são mais animadas e promovem socialização, podem trazer benefícios ao processo, pois muitas mulheres ficam eventualmente triste durante a menopausa. Nesses casos a dança, a hidroginástica e a caminhada em grupo são atividades ideais.

Caso precise fortalecer alguma parte específica do corpo, não deixe de procurar um especialista, que pode indicar RPG, pilates e musculação leve, intercaladas com sobrevivendo a menopausa e outras atividades que você considere prazerosa. Para tratar a menopausa cada mulher deve investigar com o especialista o seu caso e investir em um tratamento multidisciplinar.

A pós menopausa significa que a mulher já passou pelo climatério e já terminou o processo de transição. Neste período os calorões (ondas de calor) devem terminar, assim como os demais sintomas. Para algumas eles se mantém para o resto da vida e precisam ser controlados de forma indireta.

Esse período se caracteriza entre os 60 anos em diante e significa uma nova fase na vida da mulher. É importante respeitá-la e aproveitá-la. Afinal, não é a todas que muitos a chamam da melhor idade.

Deixe uma resposta