7 dicas para escrever um livro

7 dicas para escrever um livro

Por gostar muito de escrever, algumas pessoas têm o desejo de produzir um livro, mas não sabem por onde começar. No entanto, com um planejamento e organização, é possível que qualquer um consiga criar a própria produção, com um conteúdo e estilo de escrita de qualidade. Confira dicas para facilitar o processo de criação de um livro:

1 – Preocupe-se em colocar as ideias no papel
Em um primeiro momento você não precisa ficar tão preocupado em criar uma frase perfeita que não sofrerá alterações posteriores. Foque em colocar no papel todas as ideias do textmachine que você tem e, depois, quando terminar todo o livro ou determinado capítulo, por exemplo, dedique um tempo para uma revisão detalhada. Você poderá alterar frases, corrigir erros e até mesmo acrescentar conteúdos que não havia pensado anteriormente.

2 – Tenha um planejamento
É importante que você planeje o que deseja escrever, tendo ao menos uma ideia de qual será o rumo da sua narrativa. Pense nos personagens principais, em características básicas para cada um deles e vá moldando a narrativa à medida que for escrevendo. Além disso, tenha metas de quanto você deve escrever por dia para que você consiga de fato ver sua produção pronta.

3 – Pare de escrever ainda com ideias
Uma dica preciosa para que você não perca a criatividade é que você sempre acabe sua escrita em determinado ponto do dia em que você já tiver ideias para as próximas cenas. Você pode deixar algumas ideias anotadas para não as esquecer. Assim, perceberá que a próxima vez que começar a escrever conseguirá fazer com que as ideias fluam muito melhor e você não tenha bloqueios criativos.

4 – Respeite a si mesmo
É importante que você estabeleça um ritmo de escrita, mas respeite a si mesmo. Entenda qual o horário do dia que você se torna mais produtivo e passe a escrever nesse momento. Também é importante considerar quanto tempo você consegue se dedicar por dia.

5 – Desconecte-se
Para aflorar ainda mais sua criatividade, busque manter-se longe de equipamentos eletrônicos, para que eles não sejam distrações. Se você utilizar algum deles para escrever, certifique-se de que não está conectado a nenhuma rede social, para que as notificações não atrapalhem.

6 – Persista
Você terá vontade de desistir no meio do caminho, seja por falta de inspiração ou por cansaço. Entretanto, não deixe que isso aconteça. Sempre que se sentir desmotivado a continuar, lembre-se do que fez com que você chegasse até aquele ponto e faça com que o motivo sirva de impulso para continuar.

7 – Não tenha medo de escrever
Não deixe com que a insegurança impeça você de colocar suas ideias no papel. Preocupe-se em escrever tudo o que você tem vontade, materializando suas ideias.